Japão estuda a introdução da guarda parental conjunta após o divórcio
Um painel do Ministério da Justiça japonês concordou em considerar a introdução de um sistema de custódia parental conjunta após um divórcio, revisando o atual sistema de custódia única.
O painel se reuniu na terça-feira (18), para avançar as discussões sobre um projeto de proposta provisória sobre autoridade parental elaborado em novembro do ano passado.
O poder paternal inclui o direito e a obrigação de supervisionar os cuidados diários das crianças e administrar seus bens.
A minuta previa a introdução da guarda conjunta, bem como outro plano para manter o atual sistema japonês de custódia monoparental.
Também foram incluídas as opções de fazer da custódia conjunta o padrão, e da custódia única a exceção, assim como o contrário.
Na reunião de terça-feira, os membros do painel dizem ter levado em conta uma ampla gama de opiniões públicas.
Muitos participantes observaram que o sistema atual, que permite apenas aos pais escolherem a custódia única, não é mais razoável devido a mudanças nas condições sociais.
Alguns membros expressaram reservas quanto à introdução da custódia conjunta devido a preocupações com a violência doméstica.
- Navio de empresa japonesa atravessa o Estreito de Ormuz - 29 de abril de 2026 7:18 pm
- Banco Mundial prevê alta de 24% na energia devido ao Irã - 29 de abril de 2026 7:06 pm
- Ex-diretor do FBI é indiciado por suposta ameaça a Trump - 29 de abril de 2026 7:00 pm























