Altas tarifas de eletricidade impulsionam o crescimento nos EVs que alimentam residências
As contas de energia elétrica estão aumentando, impondo uma grande pressão financeira sobre as residências e empresas no Japão, mas uma maneira de aliviar a carga é armazenar energia em veículos elétricos.
A gigante eletrônica Panasonic começará a receber pedidos no final deste mês para seu sistema de energia veículo-a-casa.
Uma EV ou uma grande bateria é usada para armazenar energia gerada por painéis solares ou outros meios durante o dia, e fornecê-la para uso doméstico.
O sistema pode fazer efeito como uma fonte de energia de emergência se a rede elétrica cair durante desastres naturais.
Ele pode suprir as necessidades energéticas de uma família de quatro pessoas durante cerca de quatro dias.
A Panasonic diz que o sistema pode reduzir as contas de energia em cerca de 60%. Ela espera que a demanda seja alta, mesmo que o equipamento custe cerca de 4,5 milhões de ienes, ou 34.000 dólares.
A empresa comercial Sumitomo Corporation também está planejando usar EVs para alimentar escritórios ou máquinas.
Ela inaugurará uma nova subsidiária em abril para alugar EVs e carregadores.
Os funcionários podem se deslocar nos veículos, que serão então usados para armazenar energia enquanto trabalham. A eletricidade pode ser usada no local, ou em casa depois que os funcionários voltarem de carro.
- Carlinho Motta é o destaque do programa Tons do Brasil, edição S03E92 - 31 de maio de 2026 12:20 am
- Gestão de negócios para brasileiros no Japão ganha destaque na feira MIPE - 30 de maio de 2026 9:30 pm
- Calor de verão atinge Japão e tempestade Jangmi se aproxima - 30 de maio de 2026 6:49 pm























