Equipe da Agência Internacional de Energia Atômica chega a Zaporizhzhia
Uma equipe de vigilância nuclear da ONU chegou nesta quarta-feira na cidade ucraniana de Zaporizhzhia, para inspecionar a usina nuclear ocupada pela Rússia, que tem estado sob constante bombardeio.
O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, destacou o significado da visita da equipe, descrevendo-a como “uma missão que procura evitar um acidente nuclear” e salvaguardar a maior usina nuclear da Europa.
A equipe planeja passar vários dias na área e entrevistar engenheiros ucranianos que trabalham na usina.
A missão é a primeira pesquisa da IAEA em uma zona de combate. O forte bombardeio dentro e em torno dela levantou o medo de um desastre nuclear. A Ucrânia e a Rússia acusaram uma à outra de organizar os ataques.
Segundo informações, a IAEA concluirá sua inspeção no sábado.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, pediu novamente o apoio internacional para devolver o território confiscado da Ucrânia.
“Espero que, juntamente com organizações internacionais, com todos os nossos parceiros, possamos devolver a usina ao controle total da Ucrânia e forçar a Rússia a retirar todo o seu pessoal militar e armas”, disse ele.
A NHK falou com um engenheiro ucraniano que trabalhou na fábrica até junho.
Andriy Tuz disse que as forças russas levaram os trabalhadores da fábrica para uma floresta próxima e os ameaçaram com armas, dizendo-lhes que qualquer coisa poderia acontecer se eles não obedecessem.
“A usina nuclear estará sempre em risco enquanto as forças russas estiverem lá. Duvido que a missão da AIEA tenha sucesso porque a Rússia, provavelmente, não cooperará com os inspetores”, disse ele.
- Rússia promete retaliação contra novas sanções da União Europeia - 25 de abril de 2026 10:28 am
- EUA e Irã retomam negociações no Paquistão neste fim de semana - 25 de abril de 2026 10:16 am
- Brasil: Denúncia aponta fraude em nomeação do AGU Jorge Messias em 2007 - 25 de abril de 2026 9:19 am























