Zelenskyy demite a procuradora geral e o chefe de segurança do estado
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, demitiu a procuradora-geral do país e o chefe do serviço de segurança do estado.
Ele anunciou a decisão de remover a Procuradora-Geral, Iryna Venediktova, e demitir o chefe do serviço de segurança, Ivan Bakanov, em um post de vídeo no domingo (17).
Zelenskyy disse que foram abertos 651 processos criminais envolvendo traição e casos de colaboração com a Rússia por funcionários da promotoria e outras agências de aplicação da lei.
Ele também disse que mais de 60 funcionários da promotoria e do serviço de segurança permanecem no território controlado pela Rússia e estão trabalhando contra a Ucrânia.
Venediktova desempenhou um papel fundamental na acusação de crimes de guerra cometidos pelas forças russas na Ucrânia.
A agência de notícias Reuters descreveu as demissões como as “maiores destituições políticas” desde que a invasão russa da Ucrânia começou.
O anúncio de Zelenskyy ocorre em meio a lutas ferozes em muitas partes da Ucrânia.
A Rússia disse, neste domingo (17), que suas forças realizaram um ataque com mísseis contra Chuhuiv, na região oriental de Kharkiv.
O Ministério da Defesa britânico disse que as tropas ucranianas estão revidando no sul da Ucrânia.
- Banda francesa Wazoo lança hino sobre amizade e união - 27 de junho de 2026 7:05 pm
- Forças dos EUA atacam alvos do Irã após agressões - 27 de junho de 2026 5:25 pm
- Cerca de 80 minas iranianas ameaçam navegação no Estreito de Ormuz - 27 de junho de 2026 3:47 pm























