Parlamento coreano aprova projeto de lei que reduz os poderes de investigação de promotores
O parlamento da Coréia do Sul aprovou um projeto de lei sobre a reforma do Ministério Público que reduz, significativamente, os poderes de investigação dos promotores.
O Partido Democrata, no governo, está pressionando para reformar o Ministério Público do país. Um dos dois projetos de lei foi aprovado no sábado (30), por maioria em meio a protestos de membros do principal da oposição, Partido do Poder Popular.
O outro projeto deverá ser aprovado na próxima terça-feira (3), e promulgado antes da saída de Moon.
O Ministério Público Federal expressou profundo pesar em uma declaração, dizendo que um projeto de lei importante, que afeta diretamente a vida das pessoas, foi aprovado sem um debate adequado.
Os promotores na Coréia do Sul têm usado seus poderes para prender e indiciar ex-presidentes, incluindo Park Geun-hye e Lee Myung-bak.
A mídia sul-coreana especulou que o partido do governo pode ter insistido nas mudanças legais para evitar uma investigação sobre o presidente Moon Jae-in. O mandato de Moon termina no final deste mês.
Um editorial de um importante jornal sul-coreano, The Chosunilbo, criticou a revisão, dizendo que a última lei a ser promulgada por Moon é para garantir sua imunidade após a aposentadoria.
- Gaza realiza primeira eleição local em 20 anos - 26 de abril de 2026 3:47 am
- Japão recorda 21 anos do grave acidente de trem em Hyogo - 25 de abril de 2026 5:01 pm
- Rússia promete retaliação contra novas sanções da União Europeia - 25 de abril de 2026 10:28 am























