EUA enviarão mais 3.000 soldados para a Europa Oriental
Os Estados Unidos anunciaram planos de enviar mais 3.000 soldados para a Europa Oriental em meio ao aumento da tensão militar sobre o acúmulo de tropas russas ao longo da fronteira de seu país com a Ucrânia.
O Pentágono disse nesta quarta-feira (2), que as tropas serão enviadas dentro de alguns dias.
Cerca de 1.700 das tropas dos EUA serão enviadas para a Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia.
Outras 300 tropas nos EUA irão para a Alemanha, enquanto 1.000 tropas na Alemanha serão enviadas para a Romênia, também vizinha da Ucrânia.
O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, explicou que as forças dos EUA se destinam a reforçar os aliados da OTAN da Europa Oriental.
Ele enfatizou que a mudança não é permanente, e as tropas não lutarão na Ucrânia.
Kirby disse que os destacamentos se somam aos 8.500 membros de serviço nos EUA que o secretário de defesa deu ordens de preparação para o destacamento no mês passado.
Ele disse que os oficiais americanos ainda não acreditam que o presidente russo Vladimir Putin tenha tomado a decisão de “invadir ainda mais a Ucrânia”, mas que ele tem a capacidade de fazer isso.
Ele disse: “Estes movimentos são sinais inequívocos para o mundo de que estamos prontos a tranquilizar nossos aliados da OTAN para dissuadir e defender contra qualquer agressão”.
- AIEA fará inspeções em instalações nucleares do Irã diz Grossi - 24 de junho de 2026 8:11 am
- Preços de apartamentos usados em Tóquio sobem 27% em maio - 24 de junho de 2026 5:53 am
- Casal imperial do Japão participa de recepção na Bélgica - 24 de junho de 2026 5:19 am























