União Européia planeja classificar a energia nuclear como sustentável
A União Européia elaborou planos para promover investimentos em gás natural e energia nuclear como atividades econômicas ambientalmente sustentáveis.
A iniciativa ocorre na medida em que a UE pretende reduzir as emissões de gases de aquecimento global a zero até 2050.
A Comissão Européia disse em uma declaração no sábado (1) que “considera que há um papel para o gás natural e o nuclear como um meio de facilitar a transição para um futuro predominantemente renovável”.
A França e as nações da Europa Central e Oriental têm argumentado a favor de considerar a energia nuclear como sustentável, citando o aumento dos preços da energia como uma justificativa para o argumento.
Mas a Alemanha, um membro antinuclear, foi rápida em expressar sua oposição à política.
O ministro alemão da economia e do clima, Robert Habeck, disse à mídia local que rotular a energia nuclear como sustentável é errado, pois é uma tecnologia de alto risco. Ele apontou o impacto a longo prazo dos resíduos radioativos sobre os seres humanos e o meio ambiente.
A Comissão Européia finalizará a política até o final deste mês e a apresentará aos países membros e ao Parlamento Europeu.
- Presidente Lula culpa vítima pelo roubo de celulares - 27 de junho de 2026 8:56 am
- Alerta total no Japão após terremoto a oeste de Tóquio - 27 de junho de 2026 6:32 am
- Forte terremoto deixa feridos e estragos a oeste de Tóquio - 27 de junho de 2026 6:27 am























