Rússia deixa oficialmente o “Tratado de Céu Aberto”
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que o país completou, oficialmente, sua retirada do “Tratado de Céu Aberto”.
O ministério disse, em uma declaração, que a Rússia não faz mais parte do tratado a partir deste sábado (18).
Em junho, o Presidente Vladimir Putin assinou um projeto de lei para retirar a Rússia do tratado que permite aos signatários realizar vôos de vigilância sobre o território um do outro.
Os Estados Unidos se retiraram do tratado em novembro do ano passado.
O tratado foi assinado pelos EUA, Rússia e países europeus em 1992 com o objetivo de aumentar a transparência de suas atividades militares e alimentar a confiança após o fim da Guerra Fria. O tratado entrou em vigor em 2002.
O ministério russo disse ser óbvio que sem a participação dos EUA e da Rússia, a eficácia do tratado diminuirá drasticamente – com uma queda de 80% na zona de sua aplicação.
Disse que a responsabilidade total pela degradação do regime do tratado cabe ao iniciador do colapso do acordo – os Estados Unidos.
- Tiroteio deixa 3 mortos em escola nas Filipinas - 23 de junho de 2026 7:58 am
- Austrália realiza maior apreensão de cocaína de sua história - 23 de junho de 2026 6:33 am
- Japão investigará invasão de espécies invasoras em Ogasawara - 23 de junho de 2026 6:21 am























