Japão e Estados Unidos realizaram exercício submarino no Mar da China
A Força de Autodefesa Marítima do Japão informou nesta terça-feira (16), ter realizado um exercício conjunto com a Marinha dos EUA no Mar do Sul da China, enviando um submarino para participar de tal exercício pela primeira vez.
A MSDF anunciou que, além do submarino, dois destroyers e um avião patrulha participaram do exercício. A Marinha dos EUA enviou um contratorpedeiro e um avião de patrulha.
O exercício, supostamente, incluiu treinamento anti-submarino, que envolveu o rastreamento de um submarino que navegava debaixo d’água.
É incomum que o paradeiro e as atividades dos submarinos sejam revelados, pois sua missão é a vigilância e patrulhamento não detectados.
O MSDF informou ser a primeira vez que o Japão e os EUA realizaram um exercício conjunto no Mar do Sul da China com um submarino.
A China tem intensificado sua presença no Mar do Sul da China por meios como a construção de ilhas artificiais para a instalação de bases militares.
Os Estados Unidos têm tentado combater tais movimentos criando uma nova estrutura de segurança na região Indo-Pacífico, abrangendo o Mar da China Meridional.
Observadores dizem que o exercício conjunto foi projetado para ressaltar a parceria Japão-EUA e seu objetivo principal é o de realizar uma região Indo-Pacífico livre e aberta, e também para manter a China sob controle.
- Tiroteio deixa 3 mortos em escola nas Filipinas - 23 de junho de 2026 7:58 am
- Austrália realiza maior apreensão de cocaína de sua história - 23 de junho de 2026 6:33 am
- Japão investigará invasão de espécies invasoras em Ogasawara - 23 de junho de 2026 6:21 am























