Milhares de migrantes haitianos invadem a fronteira sul dos EUA
O governo dos EUA está tentando lidar com migrantes em sua fronteira sul, muitos dos quais estão fugindo do Haiti após um grande terremoto.
Pessoas buscando asilo nos Estados Unidos inundaram a fronteira EUA-México em Del Rio, Texas. A patrulha de fronteira dos Estados Unidos disse que há mais de 12.000 migrantes em um campo de fronteira, muitos deles do Haiti.
Imagens de vídeo mostraram pessoas atravessando um rio local, algumas com crianças nos ombros, em sua tentativa de entrar nos EUA.
As autoridades americanas estão, agora, repatriando esses migrantes de volta para o Haiti e outros destinos. No domingo (19), três aviões transportando cerca de 400 dessas pessoas aterrissaram no Haiti.
Falando aos repórteres em Del Rio na segunda-feira, o Secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorka, disse: “Se você vier para os Estados Unidos ilegalmente, será devolvido. Sua viagem não terá sucesso e você estará colocando em perigo sua vida e a de sua família”.
O Haiti está entre os países mais pobres do mundo. Um forte terremoto atingiu o país caribenho no mês passado, matando mais de 2.000 pessoas. A situação de segurança já era precária antes do desastre natural, com o assassinato do então presidente Jovenel Moise em julho.
- Panamá não renovará acordo com China sobre iniciativa global - 4 de fevereiro de 2025 3:38 am
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 4 de fevereiro de 2025 3:26 am
- Programa Sons do Brasil 510 destaca carreira de João Ormond - 3 de fevereiro de 2025 3:21 pm