Painel aprova a expansão da declaração de emergência no Japão
Um painel consultivo de especialistas aprovou o plano do governo japonês de expandir o estado de emergência do coronavírus chinês para mais oito prefeituras.
Nishimura Yasutoshi é o ministro encarregado da resposta ao coronavírus chinês. Ele disse ao painel, nesta quarta-feira (25), que o Japão está tendo mais de 20.000 novos casos todos os dias. Nishimura indicou que isto prova que a variante altamente contagiosa do Delta está varrendo todo o país.
Ele disse que as infecções aumentaram, o número de pacientes com sintomas graves subiu a níveis recordes, e os serviços médicos estão sobrecarregados.
Tóquio e outras 12 prefeituras já se encontram em estado de emergência. Os membros do painel concordaram em acrescentar Hokkaido, Miyagi, Gifu, Aichi, Mie, Shiga, Okayama e Hiroshima à lista.
Eles também aprovaram um plano para colocar as prefeituras de Kochi, Saga, Nagasaki e Miyazaki sob uma “quase-emergência”, para que as restrições possam ser impostas em áreas específicas. Oito prefeituras já estão sob essa “quase-emergência”.
As medidas entrarão em vigor na sexta-feira (27) nas novas regiões e se estenderão até 12 de setembro em todas as áreas.
Nishimura disse que os serviços médicos serão imediatamente reformulados nas prefeituras visadas. Ele propôs a criação de estações de oxigênio, assegurando mais enfermeiras e aumentando o uso de um tratamento de coquetel de anticorpos.
Nishimura acrescentou que medidas anti-infecciosas completas estarão em vigor nas escolas à medida que elas forem reabrindo para o novo ano letivo.
Ele sugeriu expandir o uso de aulas on-line, pedindo aos governos locais que dêem prioridade de vacinação a professores e funcionários, e distribuir kits de teste de antígeno para jardins de infância, escolas de ensino fundamental e médio.
A expansão do estado de emergência e a quase emergência serão formalizadas em uma reunião da força-tarefa do governo nesta quarta-feira (25) à noite, após a Dieta ter sido informada.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am