Legislador pró-democracia de Hong Kong é cassado
As autoridades de Hong Kong cassaram um legislador pró-democracia depois que ele não foi considerado suficientemente leal ao Partido Comunista Chinês. Este é o primeiro caso desse tipo no âmbito de um comitê de revisão de elegibilidade apoiado por Pequim, instituído no início deste ano.
O segundo mais alto funcionário do governo de Hong Kong, o Secretário Chefe, John Lee, disse numa conferência de imprensa na quinta-feira (26) que Cheng Chung-tai havia sido removido do Conselho Legislativo. Ele acrescentou que Cheng também não será elegível para concorrer às eleições nos próximos cinco anos.
Lee disse que Cheng não cumpriu com a Lei Básica e que não tem lealdade suficiente a Hong Kong.
Lee disse que o comitê de revisão havia decidido que Cheng não seria adequado como membro do comitê eleitoral.
Cheng deveria ser escolhido como membro do comitê eleitoral no próximo mês e votar em uma eleição para selecionar o chefe executivo de Hong Kong no próximo mês de março.
Cheng permaneceu como legislador, mesmo depois que outros parlamentares pró-democracia renunciaram em massa em novembro passado.
O comitê de revisão determina se os candidatos eleitorais são patriotas com base na lei de segurança nacional do território. A legislação tem o objetivo de reprimir as atividades anti-governamentais.
O comitê foi criado em maio, quando o sistema eleitoral de Hong Kong foi revisado sob a administração do presidente chinês Xi Jinping.
- FIFA anula suspensão de atacante dos EUA após apelo de Trump - 6 de julho de 2026 5:45 pm
- Líderes empresariais de Kansai planejam visita à China - 6 de julho de 2026 5:24 pm
- Estudante de 15 anos é preso por ciberataques em Tóquio - 6 de julho de 2026 5:17 pm






















