Ministros da Energia promoverão a tecnologia verde CCUS
Ministros de energia das 18 nações que participaram da Cúpula do Leste Asiático têm como objetivo promover, conjuntamente, a tecnologia CCUS, ou Carbon Capture, Utilisation and Storage, que ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Eles chegaram a este acordo durante uma reunião on-line na sexta-feira (20). A Associação das Nações do Sudeste Asiático, o Japão, os Estados Unidos e a China participaram.
A CCUS envolve a captura de dióxido de carbono, seu armazenamento subterrâneo ou em outro lugar e sua utilização para fins que incluem a produção de combustíveis e produtos químicos.
Já está em uso prático nos Estados Unidos. Os testes estão em andamento em outros lugares, incluindo a prefeitura japonesa de Hokkaido.
Os altos custos e a busca de espaço no subsolo são um dos desafios.
Os ministros também concordaram em conduzir um projeto conjunto de pesquisa CCUS na Indonésia.
O ministro da indústria japonês, Kajiyama Hiroshi, propôs uma iniciativa de cooperação para promover a tecnologia, que ele descreveu como crucial para alcançar a neutralidade de carbono.
- China e EUA concordam em iniciar diálogo sobre IA - 20 de maio de 2026 5:40 am
- Indonésia recebe caças franceses para reforçar defesa - 20 de maio de 2026 12:36 am
- Incêndios por baterias de lítio batem recorde em Tóquio - 20 de maio de 2026 12:29 am























