Taiwan abre centro de reparos de caças F-16
Taiwan abriu um centro de manutenção e reparos para seus caças F-16. A iniciativa faz parte da construção da defesa da ilha em meio à crescente presença militar da China na região.
A Presidente Tsai Ing-wen participou da cerimônia de abertura nesta sexta-feira (28), em Taichung, onde a principal fabricante de aeronaves de Taiwan, Aerospace Industrial Development Corporation, montou o centro.
Tsai disse que o centro aumentará a preparação de defesa de Taiwan porque mais caças poderiam ser mobilizados na frente de batalha, já que menos tempo seria necessário para manter cada jato.
Ela enfatizou que o acúmulo militar reflete sua determinação em proteger Taiwan. A China tem, frequentemente, enviado seus caças de combate na região desde que Tsai tomou posse em 2016.
Militares de Taiwan têm, atualmente, cerca de 140 caças F-16, decidindo comprar mais 66 do último modelo dos Estados Unidos, e planeja implantá-los gradualmente a partir de 2023.
O centro, inicialmente, fará a manutenção dos caças de Taiwan, e mais tarde também realizará trabalhos de reparo que atualmente são feitos nos EUA. A instalação espera expandir seu negócio de reparos para aeronaves de propriedade de outras nações asiáticas.
- Ataques ucranianos custam US$ 7 bi em receita de petróleo à Rússia - 2 de maio de 2026 10:55 am
- Trump rejeita nova proposta de paz enviada pelo Irã - 2 de maio de 2026 10:51 am
- China liberta acadêmico acusado de espionagem para o Japão - 2 de maio de 2026 8:45 am























