Brasil: Andrade Gutierrez fecha acordo de leniência de R$ 214 milhões
A força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo assinou, nesta quarta-feira (13), um acordo de leniência com a empreiteira Andrade Gutierrez. Conforme as cláusulas do acordo, a empreiteira vai pagar R$ 214 milhões pelos desvios de recursos do governo federal.
O acordo refere-se a desvios que tiveram a participação da empreiteira em obras do metrô da capital paulista, na prefeitura de São Paulo e empresas da área de infraestrutura local, como a CPTM, EMTU e Codesp, de 2004 a 2014.
Segundo o Ministério Público Federal em São Paulo, além do pagamento da multa, a empresa ficou obrigada a aprimorar programas internos de combate à corrupção e não cometer os delitos novamente.
A possibilidade de empresas investigadas assinarem acordos de leniência está prevista na Lei Anticorrupção. O acordo pode ser celebrado com empresas que colaborarem na investigação para apurar desvios.
De acordo com a lei, as empresas investigadas deverão identificar os envolvidos em irregularidades para receber, em troca, redução nas punições administrativas, como a diminuição de dois terços de multa, além de não serem declaradas inidôneas para assinar novos contratos com o Poder Público.
- Socorristas correm para salvar sobreviventes de terremoto nas Filipinas - 11 de junho de 2026 11:54 am
- Brazilian Day Japan Gunma 2026 reúne cultura e gastronomia em Ota nos dias 13 e 14 de junho - 11 de junho de 2026 10:13 am
- Japão e Malásia garantem fornecimento de GNL - 11 de junho de 2026 6:46 am























