Japão reinicia voos de caças furtivos F-35A, suspensos após queda de um deles
Na quinta-feira (1º), o Japão recomeçou os voos de caças furtivos F-35A, que haviam sido suspensos depois da queda de um avião deste modelo em abril, informa a agência de notícias japonesa Kyodo.
O Japão possui, neste momento, 13 caças deste modelo, produzidos pela empresa Lockheed Martin.
O ministro da Defesa do Japão, Takeshi Iwaya, citado pela agência, disse que os voos seriam recomeçados aproximadamente às 14h00, hora local, e que seriam tomadas medidas para garantir a segurança dos voos.
Essas medidas incluem o treinamento complementar de pilotos e a verificação do estado técnico dos caças.
Queda de caça F-35A
No dia 9 de abril, o piloto de um caça F-35A da base aérea de Misawa, na prefeitura de Aomori, perdeu a orientação e caiu no mar, à velocidade de 1.100 quilômetros por hora.
Segundo a mídia japonesa, essa foi a primeira queda de um caça F-35A.
Apesar do acidente, o ministro constatou que o Japão não abandonará os planos de comprar mais caças F-35A dos EUA. O país prevê implantar ao todo 105 aeronaves deste tipo no país.
Os F-35, uma aeronave furtiva desenvolvida com a participação de nove países, incluindo os EUA, foram pela primeira vez colocados em serviço no Japão no ano passado.
- Trump é evacuado após incidente em jantar da Casa Branca - 26 de abril de 2026 10:24 am
- Presidente da Duma russa homenageia soldados norte-coreanos - 26 de abril de 2026 9:34 am
- Zelenskyy busca ampliar cooperação de defesa com o Reino - 26 de abril de 2026 8:11 am























