Robôs da Hayabusa2 pousam com sucesso no asteroide.
A agência espacial do Japão, JAXA, informa que os dois robôs lançados da sonda Hayabusa2 pousaram no asteroide Ryugu.
Autoridades da JAXA disseram que o pouso foi bem-sucedido depois que os veículos do MINERVA-II-1 enviaram imagens para a Terra, as imagens foram capturaram em diferentes lugares na superfície do asteroide, sugerindo que os veículos fotografaram as imagens enquanto se moviam.
A sonda Hayabusa2 transporta um total de 4 veículos. Ele lançou o primeiro par na sexta-feira (21), a uma altitude de 55 metros da superfície do asteroide.
Os veículos cilíndricos têm 18 centímetros de largura e 7 centímetros de altura.
Eles são projetados para pular na superfície de Ryugu, pois a gravidade fraca do asteróide dificulta o movimento das rodas.
O pouso é para testar a capacidade dos robôs de se mover, assim como de tirar fotos da superfície do asteroide para usar no pouso da sonda, no final de outubro.
O predecessor da Hayabusa2, Hayabusa, não conseguiu pousar um rover no asteroide Itokawa em 2005.
- Laços entre Japão e Coreia do Sul atingem patamar histórico - 28 de maio de 2026 5:19 pm
- Noruega adere ao plano de dissuasão nuclear da França - 28 de maio de 2026 5:06 pm
- Japão lança novo sistema de alerta contra desastres - 28 de maio de 2026 4:49 pm

























