
Brasil: STF abre inquérito para investigar crimes citados por ex-governador de MT.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux autorizou a abertura de inquérito para investigar as declarações do ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa sobre o funcionamento de um suposto esquema de corrupção no estado entre 2004 e 2014.
Silval fechou acordo de colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR), e o conteúdo dos depoimentos foi tornado público nesta sexta-feira (25) após a retirada do segredo de Justiça.
No pedido de investigação enviado ao Supremo, a PGR cita que empresários e políticos locais formaram uma organização criminosa para garantir a “manutenção da governabilidade e para o pagamento de dívidas de campanha”. Segundo a acusação, políticos cobravam propina em obras do governo.
“A organização criminosa, por meio de seus integrantes que exerciam funções como agentes políticos e/ou servidores públicos, solicitavam propina ou ‘retorno’ de pagamentos devidos pelo estado às empresas contratadas para a execução de obras e serviços”, diz a PGR.
A investigação ainda não tem prazo para terminar e será conduzida pela Polícia Federal no Mato Grosso.
André Richter – Repórter da Agência Brasil
Edição: Amanda Cieglinski
- O custo moral do pragmatismo econômico no acordo EUA-Irão - 19 de junho de 2026 8:36 am
- Polícia do Vietnã resgata centenas de gatos roubados - 19 de junho de 2026 8:10 am
- China avança com pesquisa marítima ilegal ao leste de Taiwan - 19 de junho de 2026 8:04 am






















