20.8 C
Kóka
quarta-feira, 10 junho, 2026 6:30: am
spot_img
Inicio Asia Xi Jinping retorna a Pequim após visita à Coreia do Norte

Xi Jinping retorna a Pequim após visita à Coreia do Norte

Presidente chinês e Kim Jong Un fortalecem laços e discutem paz regional; visita de dois dias focou em cooperação e amizade tradicional.

0

Pequim, China, 9 de junho de 2026, Xinhua – O presidente chinês, Xi Jinping, retornou a Pequim na tarde desta terça-feira (9) após concluir sua visita de dois dias a Pyongyang, onde se reuniu com o ditador norte-coreano, Kim Jong Un. A viagem reforçou os laços entre os dois países e abordou temas de interesse mútuo, incluindo a paz e a estabilidade regional.

Na terça-feira (9), Xi e Kim visitaram conjuntamente uma torre em Pyongyang que comemora a participação da China na Guerra da Coreia, um gesto simbólico de sua “eterna memória histórica”, segundo o Ministério das Relações Exteriores da China. Um almoço restrito também foi realizado, onde Xi expressou ter tido discussões aprofundadas sobre a salvaguarda da paz e estabilidade na região e no mundo.

Kim Jong Un, em resposta, classificou a visita de Xi como um sucesso completo, enviando uma mensagem positiva ao mundo sobre o fortalecimento da cooperação amigável entre Coreia do Norte e China. Na cúpula de segunda-feira (8), Xi manifestou a intenção de aprofundar os intercâmbios diplomáticos e militares, além de expandir as relações econômicas, comerciais e de intercâmbio humano.

A visita de Xi Jinping à Coreia do Norte foi a primeira desde 2019. Apesar dos temas discutidos, nem os comunicados oficiais dos dois países, nem os relatos da mídia mencionaram explicitamente o programa de desenvolvimento nuclear de Pyongyang ou suas relações com os Estados Unidos.

Em uma coletiva de imprensa na terça-feira (9), um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, foi questionado sobre a discussão de desnuclearização da Península Coreana entre Xi e Kim. Lin reiterou que “a China mantém continuidade e consistência em sua posição e política sobre a questão da Península Coreana”.
Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.