Washington, Distrito de Colúmbia, Estados Unidos. 4 de junho de 2026. Associated Press (AP). O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou que o presidente Donald Trump comparecerá à cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no próximo mês, que será realizada na Turquia. A declaração oficial foi feita durante uma audiência pública perante o Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara dos Representantes nesta quarta-feira (3).
Durante o seu pronunciamento na comissão parlamentar, Rubio também teceu duras críticas a determinados países membros da aliança atlântica. O secretário manifestou descontentamento com o fato de alguns aliados não permitirem que as forças militares norte-americanas utilizem suas bases estruturais para conduzir operações estratégicas contra o Irã.
Paralelamente às discussões políticas, o Comando Europeu das Forças Armadas dos Estados Unidos informou, também na quarta-feira (3), que oficiais do Departamento de Guerra notificaram formalmente os aliados internacionais sobre uma nova postura estrutural. A administração norte-americana pretende readequar o tamanho de suas contribuições financeiras e operacionais destinadas ao Modelo de Força da OTAN.
A decisão de reformular os investimentos sinaliza uma forte pressão de Washington para que os integrantes europeus ampliem seus orçamentos de defesa de maneira autônoma. O posicionamento deve pautar os debates multilaterais da conferência em território turco, redefinindo as obrigações e o papel estratégico de cada nação dentro da coalizão global.
- Brasil vence Escócia por 3 a 0 e avança em primeiro na Copa - 25 de junho de 2026 10:28 am
- Ciclones tropicais 7 e 8 avançam em direção ao Japão - 25 de junho de 2026 8:06 am
- Kim Jong Un avança com plano de marinha nuclear - 25 de junho de 2026 7:57 am























