Oita, Japão, 20 de maio de 2026, Kyodo News – Pela primeira vez na história os consumidores japoneses poderão adquirir enguias criadas integralmente em cativeiro desde a fase do ovo. O Ministério da Pesca anunciou na terça-feira (19) que uma empresa de aquicultura na província de Oita no oeste do país iniciará as vendas experimentais desses exemplares produzidos por meio de uma tecnologia desenvolvida por um instituto de pesquisa estatal.
A grande maioria das enguias comercializadas atualmente no Japão é proveniente de espécimes jovens capturados na natureza e posteriormente engordados em tanques. No entanto a queda drástica na captura desses filhotes elevou os preços e gerou alertas de cientistas internacionais que classificam a enguia japonesa como uma espécie ameaçada de extinção tornando urgente a necessidade de proteger os recursos naturais.
A Agência de Pesca tem trabalhado no desenvolvimento do ciclo de vida completo em cativeiro no qual as enguias são criadas desde o ovo até a maturidade permitindo que seus próprios ovos sejam incubados artificialmente fechando o ciclo sem retirar animais do meio ambiente.
A empresa responsável pelo projeto em Oita aplica esta metodologia sob a supervisão da Agência de Pesquisa e Educação Pesqueira do Japão há quatro anos. A primeira oferta ao público consistirá em uma quantidade limitada de enguias grelhadas congeladas que estarão disponíveis para compra a partir do dia 29 de maio em um portal de vendas online de uma grande rede de supermercados e outros pontos selecionados.
Um dos marcos dessa evolução tecnológica foi o desenvolvimento de novos modelos de tanques de água que ajudaram a reduzir os custos operacionais significativamente. Embora ainda seja mais dispendioso que o método tradicional o custo de um exemplar criado artificialmente baixou para cerca de três a quatro vezes o valor de um filhote capturado na natureza aproximando o produto da viabilidade comercial em larga escala.
A sustentabilidade dos recursos se tornará cada vez mais importante diante das mudanças climáticas. O governo apoiará todos os esforços para fornecer essas enguias criadas integralmente em fazendas para consumidores dentro e fora do Japão afirmou o Ministro da Agricultura Suzuki Norikazu.
O avanço é visto como um pilar fundamental para garantir a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade marinha. Com o sucesso desta fase de testes a expectativa é que o modelo seja replicado em outras regiões do arquipélago consolidando o Japão como líder em biotecnologia pesqueira e garantindo que este prato tradicional da culinária nipônica permaneça disponível de forma ética e sustentável para as futuras gerações.
- Indonésia recebe caças franceses para reforçar defesa - 20 de maio de 2026 12:36 am
- Incêndios por baterias de lítio batem recorde em Tóquio - 20 de maio de 2026 12:29 am
- Japão comercializará enguias criadas integralmente em cativeiro - 20 de maio de 2026 12:24 am























