Otsuchi, Iwate, Japão, 27 de abril de 2026, NHK – Os incêndios florestais que atingem a cidade de Otsuchi, na província de Iwate, nordeste do Japão, começaram a apresentar sinais de enfraquecimento nesta segunda-feira (27). O alívio temporário ocorre após a primeira precipitação registrada desde o início dos focos, na última quarta-feira (22). Apesar da melhora nas condições, o corpo de bombeiros informou que ainda não há uma previsão clara para a contenção total das chamas.
De acordo com o observatório meteorológico local, a cidade de Otsuchi recebeu cerca de 1,5 milímetro de chuva durante a tarde de segunda-feira (27). A previsão é animadora para as equipes de campo, com a expectativa de mais 20 milímetros de chuva para esta terça-feira (28), o que pode ser decisivo para o controle dos focos remanescentes nos distritos afetados.
Até as 6h desta segunda-feira (27), as chamas já haviam consumido uma área estimada em 1618 hectares entre os distritos de Kozuchi e Kirikiri — um aumento de 245 hectares em relação ao dia anterior. O fogo começou no distrito de Kozuchi e se espalhou rapidamente para Kirikiri, localizado a cerca de 10 quilômetros ao sudeste, impulsionado pelo tempo seco dos últimos dias.
As autoridades municipais e provinciais permanecem em alerta máximo, monitorando a direção dos ventos e a umidade do solo. Embora o enfraquecimento das chamas traga esperança, a vigilância contínua é necessária para evitar que novos focos surjam antes que a frente fria prevista para amanhã atue com maior intensidade sobre a região serrana de Iwate.
- Princesa Aiko prestigia Festival do Laos em Tóquio - 24 de maio de 2026 2:58 am
- Funcionário de zoológico confessa crime e destrói celular - 24 de maio de 2026 2:47 am
- Justiça da Itália nega extradição de Carla Zambelli e EUA cita Moraes por email - 23 de maio de 2026 11:07 pm























