Kashiwazaki, Província de Niigata, Japão. 20 de março de 2026. NHK – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) anunciou que pretende retomar a geração de energia na usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, localizada na província de Niigata, já neste domingo (22). A retomada inclui a transmissão de eletricidade e ocorre após uma suspensão temporária causada por uma falha técnica detectada no sistema de monitoramento da unidade.
O reator número 6 da usina, que havia sido reativado inicialmente em janeiro para uma fase de testes, teve sua operação interrompida após um alarme disparar no último dia 12. Diante do alerta, a companhia optou por suspender a geração de energia no sábado (14) para conduzir uma investigação detalhada sobre a origem do problema.
“Identificamos uma rachadura em um componente do sistema de alarme causada por fadiga de metal, possivelmente resultante da vibração do gerador.”
A concessionária informou nesta quinta-feira (19) que realizará a substituição completa da peça danificada antes de reiniciar os sistemas. Segundo a TEPCO, o reator continuará em funcionamento durante os preparativos, e a expectativa é que a operação comercial plena seja iniciada em abril ou nos meses seguintes, após a conclusão bem-sucedida de todos os protocolos de segurança.
Este reator em Kashiwazaki-Kariwa é o primeiro da TEPCO a ser reativado desde o desastre na usina de Fukushima Daiichi em março de 2011. Por esse motivo, cada etapa do processo de religamento é acompanhada com rigor pelas autoridades reguladoras e pela opinião pública japonesa.
Autoridades responsáveis pelo reator enfatizaram a importância de pausar as operações para investigar qualquer anomalia, priorizando a segurança técnica.
Nesta sexta-feira (20), as equipes de engenharia trabalham na instalação do novo componente e na calibração dos sensores de vibração. O governo local e a operadora reforçaram que o compromisso com a segurança é absoluto, especialmente considerando o simbolismo desta reativação para a matriz energética do país. Se os testes finais de sábado (21) forem satisfatórios, a rede elétrica nacional voltará a receber carga da usina de Niigata no início da próxima semana.
- Alerta de deslizamento é ativado no Japão por fortes chuvas - 26 de junho de 2026 6:10 pm
- Cidade de Koka abre abrigos de refúgio antecipadamente devido a tufões - 26 de junho de 2026 5:20 pm
- SV e Alyssa Jane lançam novo single Nerves de Neo Blastic - 26 de junho de 2026 3:37 pm























