Yokosuka, Kanagawa, Japão. 17 de março de 2026. NHK – Pesquisadores no Japão anunciaram a identificação de todas as cinco nucleobases que compõem o DNA e o RNA em amostras coletadas do asteroide Ryugu pela sonda espacial japonesa Hayabusa2. A descoberta representa um marco na compreensão de como os componentes básicos da vida podem ter se originado no universo e chegado ao nosso planeta.
Cientistas da Agência Japonesa para Ciência e Tecnologia Marinho-Terrestre (JAMSTEC) e outras instituições analisaram matéria orgânica extraída de aproximadamente 20 miligramas das amostras coletadas. Durante o processo, foram detectadas as cinco nucleobases essenciais, que funcionam como o “manual de instruções” genético de todos os seres vivos.
“As mesmas nucleobases também foram encontradas em materiais trazidos à Terra por uma sonda da NASA de um asteroide diferente, reforçando a tese da onipresença destes elementos.”
As nucleobases são responsáveis por armazenar e transmitir as instruções genéticas no DNA e no RNA, servindo como a planta baixa biológica para a vida. Segundo os pesquisadores, as descobertas em dois asteroides distintos sugerem que esses blocos de construção fundamentais podem estar amplamente distribuídos por todo o sistema solar, não sendo exclusivos da Terra.
A presença destes componentes em corpos celestes sugere que a ‘semente’ da vida pode ter sido semeada por impactos de asteroides durante a formação planetária.
Nesta terça-feira (17), Koga Toshiki, pesquisador do Centro de Pesquisa de Biogeoquímica da JAMSTEC, afirmou que o achado torna ainda mais plausível a teoria de que as nucleobases já estavam presentes durante a própria formação do sistema solar. A pesquisa agora segue para entender como esses elementos sobreviveram a viagens espaciais extremas e qual o papel exato que desempenharam na química pré-biótica da Terra primitiva.
- Casos de insolação triplicam no Japão em uma semana - 15 de julho de 2026 6:05 pm
- Governadora de Tóquio se encontra com secretário-geral da ONU - 15 de julho de 2026 4:35 pm
- ONU alerta para alta histórica de baixas civis na Ucrânia - 15 de julho de 2026 2:21 pm






















