Kyiv, Ucrânia — 25 de fevereiro 2026, Agence France-Presse (AFP) – Líderes europeus se reuniram em Kyiv para marcar o quarto aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia, em um gesto simbólico de solidariedade ao país. A visita incluiu uma cerimônia na Praça da Independência e uma cúpula dedicada a discutir novas formas de apoio político, militar e financeiro.
Durante o ato, o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acenderam velas em homenagem às vítimas do conflito, que já atravessa seu quinto ano.
Zelenskyy afirmou que espera que o financiamento seja aprovado sem grandes obstáculos, destacando que os recursos são essenciais para manter a resistência ucraniana diante da ofensiva russa.
Alguns líderes participaram da reunião de forma virtual. O chanceler alemão Friedrich Merz defendeu o aumento da pressão sobre o presidente russo Vladimir Putin, incluindo o fortalecimento das sanções econômicas.
Zelenskyy também expressou expectativa de que a Europa desempenhe papel central nas próximas negociações de alto nível com a Rússia, previstas para ocorrer com mediação dos Estados Unidos.
- Japão enfrenta duras negociações comerciais com o Mercosul - 24 de junho de 2026 5:49 pm
- China prendeu dois japoneses no mês passado - 24 de junho de 2026 5:25 pm
- ONU iniciará evacuação de marinheiros no Estreito de Ormuz - 24 de junho de 2026 5:18 pm























