Washington, Estados Unidos, 11 de fevereiro de 2026, NHK – O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou que o comando de dois postos estratégicos da OTAN será transferido de oficiais norte-americanos para países aliados europeus. A decisão foi tomada em conjunto por todos os membros da aliança.
Atualmente, um almirante da Marinha dos EUA comanda o JFC Naples, enquanto um vice-almirante norte-americano lidera o JFC Norfolk, cuja área de responsabilidade inclui os Estados Unidos, o Reino Unido e parte dos países nórdicos.
Segundo um funcionário do Departamento de Defesa, a mudança representa um passo importante para fortalecer a aliança e ampliar a capacidade europeia de conduzir sua própria defesa.
A medida ocorre após a divulgação, no mês passado (janeiro), da estratégia nacional de defesa dos EUA para 2026, na qual Washington pede que a Europa assuma maior responsabilidade por sua própria segurança, em meio a tensões globais e desafios crescentes no cenário geopolítico.
A transferência de comando deve ocorrer gradualmente, com coordenação entre os países envolvidos para garantir continuidade operacional e alinhamento estratégico dentro da OTAN.
- Companhias aéreas do Japão sobem novamente a taxa de combustível - 13 de junho de 2026 10:51 am
- Artesão cria pipas tradicionais para torcida no Japão - 13 de junho de 2026 10:31 am
- Secretário de Defesa britânico renuncia ao cargo - 13 de junho de 2026 10:13 am























