Teerã, Irã, 10 de janeiro de 2026, IRNA – Manifestações motivadas pelo agravamento da crise econômica continuam a se espalhar por todo o Irã, elevando a tensão interna e provocando confrontos entre manifestantes e forças de segurança. Os protestos, que começaram no mês passado, ganharam força à medida que a população denuncia a disparada dos preços, atribuída em parte às sanções econômicas impostas por países ocidentais.
Relatos indicam que atos foram registrados nas 31 províncias iranianas, com grupos convocando novas mobilizações para esta sexta-feira (9). A amplitude das manifestações evidencia o crescente descontentamento popular diante da deterioração das condições de vida.
A emissora estatal iraniana afirmou que manifestantes incendiaram carros, ônibus e caminhões de combate a incêndio, atribuindo o aumento da violência à presença de “terroristas financiados pelos Estados Unidos e pelo regime sionista”.
Na noite de quinta-feira (9), grupos de manifestantes foram vistos nas ruas próximas ao escritório da NHK em Teerã, por volta das 20h. Alguns pediam mudanças no governo islâmico, entoando frases como “morte ao ditador”. Segundo participantes, as forças de segurança responderam com bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.
A continuidade das manifestações e a repressão crescente aumentam a preocupação internacional sobre a estabilidade do país, enquanto a população enfrenta um dos períodos econômicos mais difíceis dos últimos anos.
- Incêndios no nordeste do Japão enfraquecem após chuva - 28 de abril de 2026 12:00 am
- Banco do Japão deve manter taxa de juros - 27 de abril de 2026 7:25 pm
- Zelenskyy critica ataque russo a Chernobyl em cerimônia pelo 40º aniversário da tragédia - 27 de abril de 2026 7:07 pm























