Higashidoori, Aomori, Japão, 16 de janeiro de 2026, NHK – Mulheres vestindo quimonos coloridos realizaram uma tradicional dança de bateção de arroz sob forte neve no nordeste do Japão. A apresentação, conhecida como Taue Mochitsuki, ocorreu em um santuário na vila de Higashidoori, na província de Aomori, e é reconhecida como um importante patrimônio cultural imaterial da região.
No distrito de Odanosawa, cinco mulheres trajando quimonos vermelhos e verdes formaram um círculo ao redor de um pequeno pilão para bater arroz mochi com malhos de madeira, enquanto a neve caía continuamente sobre as casas cobertas de branco.
Uma das mulheres, que participou pela primeira vez, afirmou que o frio tornou a experiência desafiadora, mas que ficou feliz ao ver a alegria do público. Ela destacou que a tradição é transmitida de geração em geração e expressou o desejo de ajudar a preservá-la pelo maior tempo possível.
O evento, realizado anualmente, simboliza a conexão entre a comunidade local, a agricultura e as práticas culturais que resistem ao tempo, mesmo sob as condições rigorosas do inverno de Aomori.
- Casos de sarampo no Japão superam total de todo o ano passado - 21 de abril de 2026 8:35 pm
- Trens em Miyagi são suspensos após asfalto ceder em trilhos - 21 de abril de 2026 8:06 pm
- Princesa Aiko visitará Singapura no final deste ano - 21 de abril de 2026 7:54 pm























