Genebra, Suíça, 28 de agosto de 2025, Agence France-Presse (AFP) – O Irã realizou negociações com representantes do Reino Unido, França e Alemanha em Genebra, buscando evitar a retomada das sanções da ONU sobre seu programa nuclear. Enquanto isso, as conversas com os Estados Unidos permanecem suspensas.
Os três países europeus exigiram que Teerã retome imediatamente o diálogo com Washington. Alertaram ainda que, caso não haja um sinal claro de disposição diplomática até o fim de agosto, estão prontos para acionar o chamado mecanismo de “snapback”, que permite reimpor sanções internacionais.
“O Irã continua em contato com todas as partes e as conversas prosseguirão nos próximos dias”, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei, à televisão estatal após o encontro.
Durante as tratativas, Teerã utilizou como argumento os movimentos recentes da Rússia, que tem defendido uma extensão do prazo de outubro para a reimposição das sanções. Analistas avaliam que essa estratégia foi usada como ferramenta de pressão pelos iranianos para ganhar tempo e evitar novas punições.
As discussões revelam o crescente isolamento do Irã, que busca equilibrar suas relações entre o Ocidente e aliados estratégicos como Moscou. A decisão final dos europeus poderá definir os próximos passos de uma das questões mais sensíveis da política internacional atual.
- Copa do Mundo tem início com vitória do México na abertura - 12 de junho de 2026 12:20 pm
- Japão lança sexto foguete H3 com novo modelo de teste - 12 de junho de 2026 12:06 pm
- O Sul em Cima, edição 13/2026, celebra música brasileira na Rádio Shiga com Bento Gil e Juliana Linhares - 12 de junho de 2026 8:10 am























