Aomori, Aomori, Japão – 4 de agosto de 2025, NHK – Começou no nordeste do Japão o tradicional Festival Aomori Nebuta, uma das celebrações mais icônicas do verão japonês. O evento anual, que reúne milhares de visitantes de todo o país e do exterior, encantou o público na sua noite de abertura, com uma impressionante parada de carros alegóricos iluminados de cinco metros de altura representando guerreiros históricos.
A procissão teve início às 19h de sábado (2), percorrendo um trajeto de três quilômetros pelas ruas da cidade de Aomori, ao som hipnótico de tambores e flautas tradicionais.
Os “nebuta”, flutuadores artísticos esculpidos e pintados à mão, desfilaram entre dançarinos chamados **”haneto”**, que pulavam animadamente e incentivavam o público com seus gritos e coreografias vibrantes.
As ruas ficaram lotadas de visitantes empolgados, muitos filmando e tirando fotos enquanto acompanhavam a movimentação dos carros. O entusiasmo contagiou a multidão, que também passou a cantar e a pular junto com os haneto.
“Já tinha assistido ao festival em vídeos, mas ver ao vivo é totalmente diferente. Quero voltar no ano que vem”, disse um visitante vindo da província de Ibaraki.
“Adorei ver crianças e adultos dançando juntos como haneto. É uma energia contagiante”, comentou uma jovem visitante de Tokyo.
O Festival Nebuta continua até quinta-feira (7). No encerramento, os flutuadores serão exibidos sobre o mar e o céu será iluminado por um espetáculo de fogos de artifício, encerrando o evento em grande estilo.
- Cerejeiras começam a florescer em três cidades de Hokkaido - 19 de abril de 2026 6:29 pm
- Fake news ligam morte de menino em Quioto a estrangeiro - 19 de abril de 2026 5:22 pm
- Estrada Fuji Subaru Line reabre para temporada de turismo - 19 de abril de 2026 1:21 pm























