Washington, Estados Unidos, 13 de agosto de 2025, Bloomberg — A Casa Branca anunciou que o presidente Donald Trump assinou, na segunda-feira (11), uma ordem executiva para estender por mais 90 dias o prazo para a aplicação de tarifas mais altas sobre produtos chineses. A medida prolonga a suspensão que terminaria em 12 de agosto, agora com nova data de expiração marcada para 10 de novembro.
A China também confirmou que irá manter, pelo mesmo período, a pausa nas medidas tarifárias e ações retaliatórias contra os Estados Unidos, permitindo que as negociações comerciais continuem.
“Espero que a China rapidamente quadriplique seus pedidos de soja”, publicou Trump nas redes sociais no domingo (10), acrescentando que isso ajudaria a reduzir significativamente o déficit comercial chinês com os EUA.
O impasse começou no início do ano, quando os dois países anunciaram tarifas que poderiam ultrapassar 100% sobre diversos produtos. Em maio, após intensas conversas, houve redução significativa das alíquotas e a decisão de suspender temporariamente 24% das tarifas.
Entre os pontos mais delicados nas negociações está a restrição chinesa à exportação de metais raros, insumo estratégico para diversas indústrias de alta tecnologia. Observadores afirmam que o mundo estará atento para ver se as duas maiores economias globais conseguirão chegar a um acordo duradouro.
- Usina de Tomari opera sem danos após sismo em Hokkaido - 27 de abril de 2026 8:44 am
- JMA revisa magnitude de terremoto em Hokkaido para 6,2 - 27 de abril de 2026 8:26 am
- Revived Echoes lança novo single “Let’s do it Now” - 27 de abril de 2026 8:13 am























