Washington, Estados Unidos — 11 de agosto de 2025, NBC News — A Casa Branca avalia a possibilidade de convidar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, para participar de um encontro no Alasca, onde está agendada uma cúpula entre Estados Unidos e Rússia.
Segundo informações divulgadas no sábado (9) por um alto funcionário do governo norte-americano e outras fontes, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, devem se reunir no estado norte-americano na próxima sexta-feira (15) para discutir a situação na Ucrânia.
De acordo com a agência Reuters, um representante da Casa Branca afirmou que Trump está aberto à realização de uma cúpula trilateral no Alasca com Putin e Zelenskyy. No entanto, acrescentou que, no momento, o planejamento é para uma reunião bilateral com Putin, a pedido do líder russo.
Líderes europeus manifestaram preocupação de que a Rússia possa assumir protagonismo nas discussões sobre o território ucraniano. Em comunicado conjunto divulgado no sábado (9), destacaram que “o caminho para a paz na Ucrânia não pode ser decidido sem a Ucrânia”.
Em publicação nas redes sociais neste domingo (10), Zelenskyy declarou: “O fim da guerra deve ser justo”.
- Festival Sendai Aoba começa com segurança contra ursos - 17 de maio de 2026 12:54 am
- Putin viaja à China para cúpula estratégica com Xi - 16 de maio de 2026 11:02 pm
- Impasse trava negociações de paz entre EUA e Irã - 16 de maio de 2026 10:56 pm























