Tokyo, Província de Tokyo, Japão, 9 de julho de 2025, NHK – O Japão registrou um número recorde de casos semanais de tosse convulsa, doença bacteriana altamente contagiosa, conhecida por provocar acessos severos e persistentes de tosse. O aumento acentuado tem preocupado especialistas em saúde, sobretudo pelos riscos que representa para bebês com menos de seis meses de vida.
Segundo o Instituto de Segurança em Saúde do Japão, foram registrados 3.353 casos em todo o país na semana encerrada em 29 de junho, 142 a mais que na semana anterior. É o maior número semanal já registrado desde o início da atual metodologia de monitoramento em 2018.
As províncias com maior incidência incluem Tokyo (234 casos), Saitama (229), Kanagawa (163), Ibaraki (154) e Niigata (140). Com isso, o total de casos acumulados em 2025 já chega a 39.672.
“Estamos diante de um surto preocupante, e a prevenção precisa começar o quanto antes”, alertou um representante da Sociedade Pediátrica do Japão.
Houve registro de óbitos entre bebês. Até o final de junho, quatro crianças com idades entre menos de um mês e quatro meses morreram em quatro diferentes províncias. Também foram reportados casos envolvendo bactérias resistentes a medicamentos.
Diante do cenário, a Sociedade Pediátrica do Japão reforça a importância da vacinação, recomendando que pais vacinem seus filhos assim que completarem dois meses de idade.
“A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra a tosse convulsa. Não podemos esperar o agravamento da situação para agir”, concluiu o porta-voz.
Autoridades de saúde continuam monitorando a evolução dos casos e analisam medidas adicionais de contenção e conscientização, especialmente nos centros urbanos mais afetados.
- Feriado no Japão: tráfego atinge pico neste sábado - 2 de maio de 2026 11:06 pm
- EUA anunciam retirada de 5 mil soldados da Alemanha - 2 de maio de 2026 10:24 pm
- Trump elevará tarifas de automóveis da União Europeia - 2 de maio de 2026 10:19 pm























