Tóquio, província de Tóquio, Japão, 1º de julho de 2025, NHK – Autoridades do governo japonês e representantes do setor pesqueiro reagiram positivamente ao anúncio da China de que retomará as importações de produtos marinhos do Japão, suspensas desde 2023.
Durante o período da suspensão, a empresa de Ise concentrou esforços na ampliação de seus mercados-alvo, direcionando exportações para os Estados Unidos e Vietnã.
O ministro da Pesca do Japão, Koizumi Shinjiro, classificou a decisão como um marco importante para a economia japonesa.
A retomada das exportações ocorre em um momento de esforço mútuo entre os dois países para estabilizar as relações comerciais, após períodos de tensão causados por questões ambientais e diplomáticas.
Segundo o governo japonês, a cooperação com autoridades sanitárias e alfandegárias chinesas continuará nos próximos dias para assegurar o cumprimento de todos os protocolos exigidos para o envio dos produtos.
A decisão foi especialmente bem recebida nas regiões costeiras do norte do Japão, como Hokkaido, onde a pesca e o processamento de frutos do mar são pilares da economia local.
Com a reabertura do mercado chinês, espera-se que os produtores japoneses recuperem uma fatia significativa das exportações perdidas nos últimos dois anos.
- EUA eliminam líderes do Estado Islâmico na Nigéria - 17 de maio de 2026 5:45 pm
- Ataque de drones atinge Moscou e deixa três mortos - 17 de maio de 2026 5:37 pm
- Japão prende suposto mentor de assalto fatal em Tochigi - 17 de maio de 2026 3:55 pm























