16 C
Kóka
terça-feira, 5 maio, 2026 11:34: am
spot_img
Inicio América do Norte OTAN quer acelerar aumento de gastos com defesa dos países membros

OTAN quer acelerar aumento de gastos com defesa dos países membros

Ministros reforçam compromisso com segurança e cobram mais investimentos dos aliados

0

Bruxelas, Bélgica, 6 de abril de 2025, Associated Press – Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) concluíram uma reunião de dois dias em Bruxelas com a promessa de acelerar os esforços para aumentar os investimentos em defesa.

Foi a primeira participação do novo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em um encontro da aliança. Durante as discussões, representantes destacaram o compromisso dos EUA com a OTAN, mas também reforçaram que Europa e Canadá precisam assumir maior responsabilidade na segurança coletiva.

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, afirmou que a mensagem de Rubio foi clara: Washington continuará comprometido com a aliança, mas espera que os demais aliados elevem os gastos com defesa. O governo dos Estados Unidos, sob a administração do presidente Donald Trump, tem pressionado os membros da OTAN a destinarem até 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para despesas militares.

Rutte também destacou a importância de ampliar a cooperação com o Japão e outros parceiros do Indo-Pacífico, diante do crescimento acelerado da base industrial de defesa da China. O secretário-geral classificou o país asiático como uma ameaça e alertou: “Não podemos ser ingênuos quanto à China.”

Com o objetivo de fortalecer relações estratégicas, Rutte visitará o Japão na próxima semana, onde deve se reunir com autoridades locais para debater cooperação no setor de defesa e estratégias frente à crescente influência chinesa na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.