Chişinău, Moldávia, 5 de janeiro de 2025 (Agência Reuters). A região separatista pró-Rússia da Transnístria, localizada na Moldávia, anunciou cortes diários de energia após a suspensão do fornecimento de gás natural russo. A medida inclui apagões de três horas por dia, agravando a crise energética na área.
No sábado (4), as autoridades locais confirmaram que já interromperam o fornecimento de água quente e aquecimento às residências, além de paralisarem todas as fábricas, com exceção das que produzem alimentos.
A decisão foi tomada após a gigante energética russa Gazprom suspender o envio de gás para a Europa via Ucrânia na última quarta-feira (1º). A Ucrânia, que recusou a renovação do contrato de trânsito no final de dezembro, justificou a medida como parte de seus esforços para reduzir as receitas da Rússia durante o conflito em andamento.
A Rússia, por sua vez, afirmou que a suspensão ocorreu devido a dívidas não pagas pela Moldávia. A maior parte do gás russo fornecido ao país era destinada à geração de energia na Transnístria, agravando a situação da região.
Apesar da crise na Transnístria, o governo central da Moldávia assegurou que dispõe de fontes de energia suficientes, incluindo gás importado da Romênia, para atender às necessidades do restante do país.
A crise energética ressalta a vulnerabilidade da região diante de tensões geopolíticas, enquanto a Moldávia busca alternativas para reduzir sua dependência energética da Rússia.
- Ataque de urso fere homem em Okutama no oeste de Tóquio - 17 de maio de 2026 11:48 pm
- Japão prende mulher suspeita de liderar assalto fatal em Tochigi - 17 de maio de 2026 11:43 pm
- EUA eliminam líderes do Estado Islâmico na Nigéria - 17 de maio de 2026 5:45 pm























