Seul, Coreia do Sul, 14 de janeiro de 2025 (Yonhap) – Os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Coreia do Sul reafirmaram nesta segunda-feira (13) a importância dos laços bilaterais em meio a um cenário de segurança cada vez mais desafiador na região.
O chanceler japonês Iwaya Takeshi esteve em Seul para se reunir com seu homólogo sul-coreano, Cho Tae-yul. Durante o encontro, ambos concordaram em manter e fortalecer o impulso para a melhoria das relações entre os dois países.
As autoridades destacaram a importância de promover intercâmbios entre jovens, especialmente no ano em que Japão e Coreia do Sul comemoram seis décadas desde a normalização de suas relações diplomáticas.
A reunião abordou questões regionais sensíveis, incluindo a preocupação compartilhada com o avanço dos programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, bem como a crescente cooperação militar entre Pyongyang e Moscou.
Os ministros também discutiram a necessidade de intensificar a cooperação trilateral com os Estados Unidos para responder às ameaças da Coreia do Norte e abordar desafios no Indo-Pacífico, além de questões relacionadas à segurança econômica.
Outro ponto de consenso foi a realização de um encontro entre os ministros das Relações Exteriores do Japão, Coreia do Sul e China, com a reunião presidida pelo Japão, em uma data a ser definida em breve.
O encontro acontece a poucos dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcando um momento estratégico para reforçar parcerias na Ásia diante de um cenário geopolítico complexo.
- Tempestades gêmeas avançam e causam caos no Japão - 27 de junho de 2026 9:33 am
- Presidente Lula culpa vítima pelo roubo de celulares - 27 de junho de 2026 8:56 am
- Alerta total no Japão após terremoto a oeste de Tóquio - 27 de junho de 2026 6:32 am























