Tóquio, Japão, 26 de novembro de 2024 (NHK) – Os governos do Japão e do Marrocos anunciaram planos para assinar um memorando de entendimento com o objetivo de fortalecer o comércio e o investimento entre os dois países, com ênfase no setor automotivo.
Fontes confirmaram que o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Muto Yoji, será o responsável por formalizar o acordo durante a visita de seu homólogo marroquino ao Japão esta semana. O documento deverá incluir propostas para ampliar as oportunidades de negócios entre empresas dos dois países.
O Marrocos busca aproveitar sua localização estratégica, próxima à Europa, e sua mão de obra com custos competitivos para atrair montadoras e consolidar-se como um importante polo industrial. Entre os principais alvos estão fabricantes japoneses de veículos e componentes automotivos.
Por outro lado, o Japão pretende fortalecer suas relações com o país do norte da África, visando expandir seus canais de vendas para veículos, peças automotivas e ferramentas de precisão. Essa iniciativa faz parte de um esforço mais amplo para estreitar laços com economias emergentes e em desenvolvimento no Sul Global, particularmente na África, que apresenta alto potencial de crescimento econômico.
A assinatura do memorando marca um passo importante na parceria econômica entre as duas nações, refletindo o interesse mútuo em explorar oportunidades no mercado automotivo global.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am