Tóquio, Japão, 7 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy anunciou que apresentará seu “Plano de Vitória” durante uma reunião de líderes na Alemanha, marcada para 12 de outubro. O plano visa encerrar a invasão russa e fortalecer a posição da Ucrânia no conflito.
Em declaração nas redes sociais no sábado (5), Zelenskyy afirmou: “A determinação de nossos parceiros e o fortalecimento da Ucrânia são o que pode deter a agressão russa”. O presidente ucraniano também deve aproveitar o encontro para buscar permissão para utilizar armas de longo alcance fornecidas pelo Ocidente contra alvos em território russo.
A reunião, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ocorre em um momento crítico do conflito. Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo informou no domingo (6) que suas forças continuam operações para repelir tropas ucranianas da região ocidental de Kursk, alegando ter frustrado duas tentativas de incursão na fronteira.
Por sua vez, o exército ucraniano confirmou no domingo (6) que suas operações em Kursk, iniciadas há cerca de dois meses, seguem em andamento. Esta situação destaca a complexidade e a intensidade contínua do conflito, mesmo após mais de dois anos de seu início.
A apresentação do “Plano de Vitória” de Zelenskyy é vista como um movimento estratégico para consolidar o apoio internacional e delinear uma visão clara para o fim do conflito, em um momento em que a atenção global e o apoio à Ucrânia enfrentam desafios de fadiga e outras crises internacionais.
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am
- Zelenskyy substituirá embaixador da Ucrânia no Japão - 22 de dezembro de 2024 8:59 am