Kiev, Ucrânia, 23 de outubro de 2024 – Agência de Notícias NHK – Um alto funcionário do governo ucraniano confirmou que o vídeo que supostamente mostra soldados norte-coreanos em uma instalação de treinamento na Rússia foi gravado por um membro do exército russo. A declaração foi feita por Ihor Solovei, chefe do Centro de Comunicação Estratégica e Segurança da Informação da Ucrânia, em entrevista à NHK nesta segunda-feira (21).
O vídeo, divulgado nas redes sociais na sexta-feira (18) pelo centro ucraniano, mostra supostos soldados norte-coreanos recebendo suprimentos e outros itens em uma instalação de treinamento na Rússia. Solovei afirmou que o centro recebeu o vídeo no máximo 72 horas após sua gravação, indicando a presença certa de tropas norte-coreanas em território russo.
Além do vídeo, Solovei revelou que o centro obteve da mesma fonte um questionário militar russo destinado às tropas norte-coreanas, solicitando informações como tamanhos de roupas. O oficial ucraniano alertou para a alta probabilidade de que, quando os russos esgotarem suas próprias tropas, os soldados norte-coreanos sejam enviados para as linhas de frente.
Solovei expressou preocupação com o impacto regional que a experiência de combate desses soldados pode ter ao retornarem para a Coreia do Norte, sugerindo que eles provavelmente não hesitarão em implementar o que aprenderam em sua região. Esta situação, segundo ele, poderia afetar significativamente a segurança no nordeste da Ásia.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm