9.3 C
Kóka
quinta-feira, 17 outubro, 2024 8:22: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Descoberta revela 500 mil moedas de cerâmica da 2ª Guerra

Achado em Kyoto expõe raridade da história monetária japonesa.

Kyoto, Japão, 17 de outubro de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Cerca de 500 mil moedas de cerâmica, produzidas devido à escassez de metais durante a Segunda Guerra Mundial, foram descobertas em Kyoto, oeste do Japão. A Casa da Moeda do Japão anunciou recentemente que uma empresa da cidade encontrou caixas de madeira contendo as moedas em um armazém em agosto do ano passado, no local de uma antiga casa da moeda.

As moedas, todas de 1 sen (um centésimo de iene), apresentam imagens do Monte Fuji e flores de cerejeira. Foram fabricadas como alternativa ao dinheiro tradicional, mas nunca chegaram a circular, sendo descartadas após o fim da guerra. Por essa razão, são conhecidas como “moedas fantasma”.

Oficiais da Casa da Moeda afirmam que aproximadamente 15 milhões de moedas de cerâmica de 1, 5 e 10 sen foram produzidas durante o período de guerra. A descoberta de uma quantidade tão grande dessas moedas é considerada extremamente rara.

Na quarta-feira (14), o diretor da Casa da Moeda do Japão, Kenji Goto, entregou uma carta de agradecimento a Tetsuo Takami, presidente da empresa que fez a descoberta. Goto expressou esperança de que as moedas de cerâmica possam revelar diversos aspectos da economia japonesa durante o tumulto da guerra.

Takami ressaltou a dificuldade de obtenção de metais naquela época, que afetou até mesmo a cunhagem de moedas. Ele espera que as moedas descobertas possam ser utilizadas para estudar as dificuldades enfrentadas durante a guerra.

Esta descoberta não apenas lança luz sobre um capítulo fascinante da história monetária do Japão, mas também oferece insights valiosos sobre as estratégias econômicas adotadas pelo país em tempos de crise extrema.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img