12.1 C
Kóka
quarta-feira, 29 abril, 2026 8:36: am
spot_img
Inicio América do Norte ONU aprova resolução para fim da ocupação israelense

ONU aprova resolução para fim da ocupação israelense

Assembleia Geral exige retirada de Israel em 12 meses.

0

Nova York, Estados Unidos, 19 de setembro de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta quarta-feira (18) uma resolução palestina que exige que Israel encerre sua “presença ilegal” nos territórios palestinos ocupados dentro de 12 meses.

Israel ocupa a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e Jerusalém Oriental desde 1967. Em julho, a Corte Internacional de Justiça emitiu uma opinião consultiva descrevendo a presença de Israel como “ilegal”.

A resolução não vinculativa foi aprovada com o apoio de 124 países, incluindo o Japão. Representantes de várias nações foram vistos formando uma fila para cumprimentar o embaixador palestino.

Enquanto isso, 43 países, incluindo Reino Unido e Alemanha, se abstiveram, e 14 nações, incluindo os Estados Unidos, votaram contra a resolução.

O documento também exige que Israel retire todas as suas forças, interrompa novas atividades de assentamento e evacue os colonos do território. Além disso, solicita que o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, apresente um relatório dentro de três meses sobre a implementação da resolução.

Há pouca probabilidade de que Israel cumpra a resolução. No entanto, a iniciativa visa aumentar a pressão internacional sobre o país. Resta saber se terá algum impacto na intensificação da ofensiva israelense na Cisjordânia controlada pelos palestinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.