16.5 C
Kóka
sexta-feira, 20 setembro, 2024 9:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Comandante da OTAN critica lentidão russa em ataque ucraniano

General Cavoli aponta confusão interna como causa da resposta tardia.

Bruxelas, Bélgica, 18 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O Comandante Supremo Aliado da OTAN na Europa, General Christopher Cavoli, indicou ontem que a confusão interna na Rússia tem sido parcialmente responsável pela lenta reação ao ataque transfronteiriço da Ucrânia.

Em discurso proferido em um think tank americano na quinta-feira (15), Cavoli elogiou a operação ucraniana, afirmando estar “impressionado com algumas das inovações que surgiram da Ucrânia sob pressão, militar, técnica e taticamente”. Em contrapartida, descreveu a reação russa como “bastante lenta e dispersa”.

O general apontou a falta de clareza na cadeia de comando russa como um fator crucial: “Não ficaria exatamente claro quem está no comando, seja o Ministério do Interior, o Serviço Federal de Segurança ou outras entidades domésticas”. Esta confusão interna, segundo Cavoli, contribuiu significativamente para a resposta tardia da Rússia.

Cavoli também observou que algumas unidades russas foram deslocadas do leste da Ucrânia para combater no oeste da Rússia. “Moscou provavelmente trará unidades de outros lugares para reforçar suas forças lá”, acrescentou.

A análise do comandante da OTAN ressalta as dificuldades enfrentadas pela Rússia em coordenar uma resposta eficaz ao avanço ucraniano. James Nixey, diretor do Programa Rússia e Eurásia da Chatham House, corroborou essa visão, descrevendo a incursão ucraniana como “profundamente humilhante” para a Rússia.

Esta situação expõe vulnerabilidades na estrutura de comando e controle russa, levantando questões sobre a capacidade do país de responder eficazmente a ameaças em seu próprio território. A lentidão e a confusão na resposta russa contrastam fortemente com a eficácia e a inovação demonstradas pelas forças ucranianas, sugerindo uma possível mudança na dinâmica do conflito.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img