Pyongyang, Coreia do Norte, 17 de julho de 2024 – Agência de Notícias Korean Central News Agency – A Coreia do Norte provavelmente recebeu suprimentos médicos de uma agência internacional após anos de suspensão devido à pandemia de coronavírus. Um aeroporto em Pequim informou em seu site que a companhia aérea estatal norte-coreana Air Koryo operou um voo de carga de Pequim para Pyongyang na segunda-feira (15).
A Coreia do Norte havia suspendido os serviços de voo de e para a China após a expansão da pandemia. O país retomou as operações desses serviços com a China em agosto de 2023, e agora programa três voos por semana. No entanto, voos regulares não ocorrem às segundas-feiras.
Fontes diplomáticas afirmam que o voo de segunda-feira parece ter transportado suprimentos médicos de uma agência internacional, incluindo vacinas para crianças. Em um movimento separado, a embaixada chinesa em Pyongyang revelou na segunda-feira que o Diretor-Geral, Qu Dongyu, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura está visitando a Coreia do Norte.
A Coreia do Norte impôs rigorosos controles de fronteira em janeiro de 2020 para prevenir a propagação da COVID-19 no país. Visitas ao Norte por funcionários de agências internacionais ainda não foram oficialmente confirmadas desde a pandemia.
Todos os olhos estão voltados para se Pyongyang começará a aceitar ajuda de agências internacionais em larga escala, sinalizando uma possível mudança na política de isolamento do país.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am