Nizhny Novgorod, Rússia, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Tass) – Ministros das Relações Exteriores dos países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros – abriram uma reunião de dois dias na cidade russa central de Nizhny Novgorod. Este é o primeiro encontro do tipo desde que Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e outras nações aderiram ao grupo este ano.
Na abertura, o ministro das Relações Exteriores da Rússia e anfitrião, Sergey Lavrov, disse que a expansão do BRICS mostra claramente a formação de uma ordem mundial multipolar.
Os participantes devem discutir cooperação em segurança e economia.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia diz que, incluindo o principal diplomata chinês Wang Yi e ministros de outros países membros, esperam representantes de mais de 20 países do Oriente Médio, Ásia e África amigáveis à Rússia para participar. Isso ressalta o forte interesse no grupo BRICS.
A Rússia, aparentemente, está usando a ocasião para aumentar a presença do BRICS e impulsionar laços com países do Sul Global para contrabalançar o bloco ocidental.
A reunião ocorre em meio a tensões globais exacerbadas pela guerra na Ucrânia, com a Rússia buscando fortalecer alianças para enfrentar as sanções ocidentais.
- Polícia da Coreia do Sul investiga queda de avião da Jeju Air - 3 de janeiro de 2025 5:25 am
- Coreia do Sul enfrenta crise política após um mês da lei marcial - 3 de janeiro de 2025 5:20 am
- Imperador do Japão celebra Ano Novo com mensagens de esperança - 3 de janeiro de 2025 5:10 am