Tóquio, Japão, 20 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O Ministério da Defesa do Japão informou que três navios da Marinha Russa passaram pelo Estreito de Tsugaru e navegaram em direção ao Oceano Pacífico na terça-feira (18). As Forças de Autodefesa do Japão estão monitorando de perto desde que a Rússia anunciou que realizará um exercício militar próximo ao Japão.
O ministério disse na quarta-feira (19) que a Força Marítima de Autodefesa do Japão avistou um destróier da Marinha Russa e dois navios de desembarque de tanques a cerca de 50 quilômetros a sudoeste da Ilha Oshima-Oshima, na província mais ao norte de Hokkaido, na terça-feira (18). Eles estavam se dirigindo para o leste no Mar do Japão.
O ministério afirmou que a Força Marítima de Autodefesa confirmou que os três navios posteriormente passaram pelo Estreito de Tsugaru, entre a ilha principal do Japão, Honshu, e Hokkaido, rumo ao Pacífico.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na terça-feira (18) que sua Frota do Pacífico realizará um exercício no Oceano Pacífico, no Mar do Japão e no Mar de Okhotsk de 18 a 28 de junho. O ministério disse que cerca de 40 navios estão participando.
Avisos de navegação foram emitidos para algumas águas devido a possíveis exercícios de mísseis.
Fontes do Ministério da Defesa do Japão dizem que os três navios que passaram pelo estreito provavelmente se juntarão ao exercício.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am