5 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 10:01: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Interpol apreende US$ 250 milhões em operação contra fraudes

Quase 4.000 prisões em 61 países marcam maior ação contra golpes online.

Lyon, França, 28 de junho de 2024 (Agência France-Presse) – A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) anunciou uma grande operação contra fraudes online, resultando em quase 4.000 prisões em 61 países. A operação também levou à apreensão recorde de ativos no valor total de mais de 250 milhões de dólares.

A Interpol revelou que a operação global contra golpes online foi conduzida em cooperação com autoridades relevantes no Japão e em outras nações, desde o ano passado até maio deste ano. Segundo a organização, 3.950 suspeitos foram presos em todo o mundo em conexão com fraudes de investimento, sites falsos de compras online e outros golpes.

As autoridades apreenderam dinheiro, imóveis e outros ativos totalizando 257 milhões de dólares, supostamente obtidos de vítimas de fraudes. A Interpol afirmou que este montante apreendido é o maior desde que começou a realizar operações contra fraudes online em 2014.

Na Namíbia, país do sul da África, a operação descobriu um grupo de golpistas que supostamente atraíam vítimas para fazer grandes investimentos através de redes sociais e aplicativos de namoro. As autoridades teriam resgatado 88 jovens que foram forçados a criar contas falsas usando inteligência artificial generativa.

Kaya Tomonobu, responsável por crimes financeiros na Interpol, disse que os avanços na tecnologia de IA tornaram mais fácil para os fraudadores realizarem golpes no exterior. Ele observou um aumento nos casos de fraude em que organizações criminosas compartilham responsabilidades e papéis como corporações, tentando evitar a detecção policial ao cometer crimes do exterior.

Kaya acrescentou que a cooperação internacional está se tornando cada vez mais importante para combater essas atividades criminosas transnacionais. A operação destaca a crescente sofisticação dos cibercrimes e a necessidade de uma resposta global coordenada para enfrentar essas ameaças.

Esta ação da Interpol demonstra a escala e o alcance das fraudes online, bem como a importância da colaboração internacional na luta contra o cibercrime. À medida que os criminosos continuam a explorar novas tecnologias, as agências de aplicação da lei em todo o mundo estão se adaptando e trabalhando juntas para proteger os cidadãos e recuperar os ativos roubados.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img