Moscou, Rússia, 8 de maio de 2024 – O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou em seu discurso de posse para um quinto mandato a importância da segurança nacional da Rússia, reafirmando seu compromisso em colocar os interesses e a segurança do povo russo como prioridade.
Putin prestou juramento para seu quinto mandato como presidente na terça-feira (7), em uma cerimônia no Kremlin, onde prestou o juramento de posse com uma mão sobre a Constituição.
Durante seu discurso, ele expressou gratidão ao pessoal militar envolvido na invasão da Ucrânia pela Rússia.
Diante do aprofundamento da divisão de Moscou com as nações ocidentais devido à invasão, Putin enfatizou que a segurança nacional e a estabilidade serão sua principal prioridade.
Ele destacou que a Rússia está pronta para dialogar com as nações ocidentais sobre segurança e estabilidade estratégica, desde que haja igualdade e respeito mútuo pelos interesses de cada parte.
Putin questionou se os países ocidentais continuarão tentando restringir o desenvolvimento da Rússia, mantendo uma política de agressão e pressão, ou se buscarão um caminho em direção à cooperação e paz.
O presidente russo, de 71 anos, tem exercido o poder como presidente ou primeiro-ministro há mais de duas décadas, desde que assumiu a presidência pela primeira vez em 2000.
Antes do início da cerimônia, a emissora estatal de TV da Rússia transmitiu imagens ao vivo de Putin saindo de seu escritório, entrando em um carro e sendo conduzido até o local da cerimônia.
Observadores sugerem que as imagens podem ter sido transmitidas para impressionar o público, mostrando Putin como uma figura de poder.
- Trudeau rebate tarifas dos EUA e pede apoio a produtos locais - 4 de fevereiro de 2025 3:57 am
- Nikkei 225 despenca após anúncio de tarifas dos EUA - 4 de fevereiro de 2025 3:50 am
- Panamá não renovará acordo com China sobre iniciativa global - 4 de fevereiro de 2025 3:38 am