Tóquio, Japão, 23 de maio de 2024 (NHK) – As empresas listadas na Bolsa de Valores de Tóquio podem registrar lucros menores no ano fiscal de 2024 em comparação ao ano anterior, de acordo com uma análise da corretora SMBC Nikko Securities.
A SMBC Nikko Securities examinou cerca de 1.400 empresas que divulgaram seus resultados financeiros até março do último ano fiscal. A corretora projeta que o lucro líquido dessas empresas para o ano fiscal de 2024 será de 48,6 trilhões de ienes, ou 311 bilhões de dólares, uma queda de 0,4% em relação ao ano passado, que marcou um recorde histórico pelo terceiro ano consecutivo.
As empresas de equipamentos de transporte, incluindo montadoras de automóveis, provavelmente sofrerão uma queda de mais de 15,6% no lucro devido à possível valorização do iene. Em contrapartida, o lucro líquido dos fabricantes de eletrônicos deve subir 6,4%, impulsionado por vendas mais fortes de semicondutores. Além disso, os varejistas podem registrar um aumento de 3,9% em seus lucros.
A SMBC Nikko aponta que salários mais altos ou uma recuperação no consumo doméstico também poderiam impactar os ganhos das empresas. Esses fatores poderão exercer influência significativa sobre os resultados financeiros das companhias japonesas neste ano fiscal.
Com um cenário econômico global ainda incerto, as empresas japonesas terão que navegar por esses desafios enquanto tentam manter a estabilidade financeira e a competitividade no mercado.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am