Nagasaki, Japão, 19 de abril de 2024 – A Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, visitou o Museu da Bomba Atômica na cidade japonesa de Nagasaki na sexta-feira (19).
Thomas-Greenfield se tornou a primeira embaixadora dos Estados Unidos na ONU a visitar a cidade bombardeada atomicamente.
Autoridades dos EUA afirmam que a embaixadora visitou o Parque da Paz em Nagasaki na tarde de sexta-feira e colocou flores diante da Estátua da Paz.
Thomas-Greenfield viu exposições no museu por cerca de 25 minutos, guiada pelo prefeito de Nagasaki, Suzuki Shiro, pelo diretor do museu, Inoue Takuji, e pelo sobrevivente da bomba atômica, Tomonaga Masao.
Ela escreveu uma mensagem no livro de visitas em nome da administração dos EUA do presidente Joe Biden. A embaixadora escreveu: “Hoje, sou lembrada de nossa responsabilidade – como governos, como aliados e como seres humanos – de acabar com o flagelo da guerra, de uma vez por todas.”
Thomas-Greenfield então fez um discurso. Ela disse: “Agora, no Museu da Bomba Atômica, vi a devastação indescritível e a destruição da vida.” Ela disse que foi um lembrete muito poderoso de que armas nucleares nunca devem ser usadas novamente.
Ela também disse que as pessoas devem continuar trabalhando juntas para criar um ambiente para o desarmamento nuclear e continuar a impedir a disseminação de armas nucleares em todos os cantos do mundo.
A enviada acrescentou que os países que já possuem essas armas devem continuar buscando o controle de armas.
Autoridades dos EUA afirmam que a embaixadora mais tarde participou de um evento para trocar ideias com estudantes da Universidade de Nagasaki e da Universidade de Nagasaki.
Tomonaga, que guiou Thomas-Greenfield, disse que explicou questões médicas relacionadas ao bombardeio atômico e que a embaixadora ficou surpresa ao ouvir que os efeitos do bombardeio atômico continuam por toda a vida.
Tomonaga também disse que a embaixadora lhe disse que os Estados Unidos farão o que puderem para criar um mundo sem armas nucleares.
Ele disse que Thomas-Greenfield espera seriamente que Nagasaki seja o último lugar a experimentar um bombardeio nuclear.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am